Casos de abusos contra mulheres, patrões que assediam funcionárias, com chantagens para conseguirem FAVORES SEXUAIS. Não importam se são casadas, ou estão sozinhas ou acompanhadas
“Olá EA Notícias! Escrevo esse texto direto de Hamburgo na Alemanha, como uma forma de alerta e aviso para todos, que nestes tempos difíceis no nosso Brasil, procuram novas oportunidades de vida.
Nosso Sul de SC foi colonizado por imigrantes italianos que nos deixaram de presente por assim dizer, a cidadania italiana. Muitos de nossos conterrâneos, ao longo do tempo vem se aventurando pelo Velho Continente, buscando melhores condições de vida, uma boa casa, um carro, um negócio.
EA Notícias também eu me aventurei, eu tenho 39 anos e estou na Alemanha a 14 anos, e sei o que enfrentamos aqui na Alemanha, o lado bom e o lado difícil.
A vida de muitos aqui na Alemanha, principalmente para quem trabalha em Gelaterias e Restaurantes Italianos, não tem nada de glamorosa. Esclareço que saímos do Brasil para trabalhar, e que ninguém nos obrigou a estar nesse trabalho, e que o que vou relatar não acontece em todos os casos. Dito isto, vai meu alerta a quem vem pra Europa trabalhar:
1- Ao fazer sua documentação italiana, faca com pessoas com credibilidade, para que não deixem dúvidas sobre a sua documentação apresentada;
2- Você é italiano, com os mesmos direitos e deveres de um cidadão que nasceu em território italiano;
3- Ao escolher para onde ir, procure saber as leis do país para onde vai, quais são suas obrigações e direitos, a língua, a cultura, o sistema e outros? Faço o alerta o conhecimento é liberdade e segurança, e significa que se as coisas ficarem difíceis, você vai poder se virar com mais tranquilidade;
4- Você enfim decidiu vir para a Alemanha trabalhar certo? E Gelaterias ou Restaurantes pela comodidade de você receber casa e comida, sem se incomodar com fiador, e tantas burocracias e afins. Muitos não entendem e esse é o ponto central do problema. Quando você residir no apartamento, casa, quarto, do chefe, não são todos os casos, mas infelizmente na grande maioria, O PATRÃO ACHA QUE COMPRA VOCÊ, é um pouco pesado mas muitos pensam que estão comprando uma máquina na qual ele tem controle sobre tudo, desde de as horas trabalhadas, o que você vai comer e beber, que horas deve dormir, acordar, até que horas você pode usar a internet e e, alguns casos até rastreiam o que você acessa, ou colocam câmeras que captam sons, e até mesmo escutas em locais aleatórios e até mesmo no apartamento.
EA NOTÍCIAS MUITOS PODEM INTERPRETAR ESSE TEXTO E NAS PALAVRAS ALGO MENTIROSO! Que o que estou relatando é mentira, e que nunca viram algo desse porte ocorrer, mas isso acontece muito mais do que deveria. Então o tal do “vitto e alloggio”(casa e comida) é uma grande barca furada.
E TEM OUTRO GRANDE PROBLEMA! Quando você quer trocar o trabalho, por achar algo melhor ou receber outra proposta, automaticamente você esta despejado, na rua da amargura, e muitas vezes sem receber pelo árduo trabalho que desempenhou.
Nesse momento você tem sua vida enxovalhada, pois eles possuem grupos de WhatsApp, onde espalham fotos do funcionário que sai, denegrindo e difamando, chamando de ladrão e outros insultos, só porque você NÃO quis continuar a trabalhar para determinado chefe, e o fazem com o intuito de deixar a pessoa ainda mais em situação de dependência.
5- Existem inúmeros relatos de pessoas que foram colocadas no meio da rua a noite, em pleno inverno, chuva, e as vezes sem dinheiro. Casos de abusos contra mulheres, patrões que assediam funcionárias, com chantagens para conseguirem FAVORES SEXUAIS. Não importam se são casadas, ou estão sozinhas ou acompanhadas.
6- Muitos são ligados a FAMOSOS GRUPOS MAFIOSOS, como a Camorra, N’Drangheta e outras organizações criminosas, que vira e mexe acabam nas páginas policiais como aconteceu a poucos meses, onde mais um ramo foi desbaratado numa grande operação policial, onde muitos ítalo-brasileiros acabam em um rolo que não sabem, sem conhecer a língua, e muitos acabam servindo de bucha pra máfia, mesmo sem saber. Já houve casos de a pessoa estar trabalhando numa sorveteria dessas e quando estava saindo foi para acertar os dias e acabou ameaçado sem a menor cerimônia com armas sendo colocadas sobre a mesa.
7- A pandemia causou um agravamento ainda maior da situação, pois aumentou os gastos com aquecimento, alimentação e as entradas diminuíram, bem como houve e há uma escassez de mão obra. Claro que você pode dizer,” ah mais agora os salários melhoraram”, ledo engano, na verdade aumentou a mentira, a enganação e as propostas maravilhosas que só fazem as pessoas irem, por serem atrativas e muitas vezes acabam numa situação bem desagradável. Você combina um valor determinado de salário, alojamento, comida, internet e muitas vezes você acaba em uma grande cilada e muitas vezes sem saber o que fazer.
8- Se mesmo com esse alerta você acha que vale o risco, lembre-se que na Alemanha, você precisa pagar o serviço de rádio e televisão, muitos patrões pagam, outros não, outros só dizem que vão pagar e você quando menos espera acabar com uma dívida bem grande que você vai ter que pagar, sob pena de bloqueio de contas e confisco de bens até.
9- O mesmo cuidado deve ser tomado com o serviço de saúde: AOK, IHK, DAK, e tantas outras isso é o que garante o seu acesso a saúde, e sem ela você está bem encrencado também, seu patrão tem obrigação de te registrar, mas muitos também não o fazem. E sempre ao deixar a Alemanha para as férias, lembre-se de comunicar essas operadoras de sua ausência da Alemanha, pois no seu retorno, você terá um grande débito e uma grande dor de cabeça.
EA Notícias! Existem muito mais coisas graves, que sem dúvida dariam um livro, mas o que quero é deixar um sincero alerta. Não se trata de cuspir no prato que comi, durante muito tempo. Mas de ter cansado de ver tanto sofrimento e dor, que muitas vezes destroem sonhos e vidas.
Às prefeituras de nossa região daria um pequeno toque para atentarem-se a saúde mental de muitos de seus munícipes, em especial da nossa região Sul de SC. Muitos podem achar que não, mas este trabalho afeta grandemente o estado mental das pessoas, embora muitos não admitam ou ridicularizem a situação. Ninguém foi obrigado a escolher esse caminho, eu repito, mas o que se vê nessas empresas aqui na Alemanha muitas vezes beira a desumanidade.
Outro ponto EA Notícias, esse também voltado aos municípios de nossa região do Sul de SC, principalmente os que possuem o acordo Gemellaggio, como Urussanga-Longarone, Orleans-Ala e tantos outros, para que coloquem essa situação dos ítalo-brasileiros na pauta. Pedindo respeito e dignidade aos que vem de fora buscar oportunidades em outras terras como os italianos outrora fizeram.
Muitos donos de sorveterias e restaurantes são de cidades que possuem esses acordos, pedindo para que haja reciproco respeito e consideração entre os que oferecem o “lavoro”, e os que vão trabalhar.
Não quero com esse texto desencorajar quem quer que seja, ou mesmo ser injusto com os pouquíssimos locais que tratam dignamente seus funcionários. É apenas um alerta que eu faço direto de Hamburgo na Alemanha via EA Notícias.”