A Região Carbonífera passa a contar com uma estrutura mais moderna e preparada para fortalecer decisões que impactam diretamente a comunidade. A Associação dos Municípios da Região Carbonífera inaugurou, nesta segunda-feira (22/12), a reforma e modernização de sua sede, em Criciúma, com melhorias voltadas à acessibilidade, atualização tecnológica e qualificação dos ambientes de trabalho, reuniões e eventos.
O presidente da Amrec, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, destacou que a sede renovada facilita o trabalho coletivo entre as cidades. Segundo ele, o novo ambiente ajuda a transformar diálogo em ações práticas. “Quando os municípios trabalham juntos, quem ganha é a população. Esse espaço está mais preparado para ações que melhoram a vida das pessoas em toda a região”, afirmou.
A sede da Amrec abriga, além da associação, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário e o Núcleo do Governo do Estado, o que amplia a articulação regional e agiliza encaminhamentos junto aos governos estadual e federal. A reforma também garante mais conforto e funcionalidade para prefeitos, equipes técnicas, servidores e representantes de instituições parceiras.
Durante a solenidade, a Amrec prestou homenagens a pessoas que marcaram a história da entidade e da região. O plenarinho passou a levar o nome do ex-prefeito de Siderópolis, Dilnei Rossa, primeiro presidente da associação. O auditório recebeu o nome do ex-prefeito de Criciúma, Paulo Meller, responsável pela doação do terreno e construção da sede. A sala de reuniões homenageia José Roberto Madeira, que atuou por mais de 30 anos na instituição, e a sala de imprensa passa a se chamar Jornalista Silmar Vieira.
O encerramento do evento marcou o descerramento da placa de inauguração e a apresentação dos novos espaços.
Estiveram presentes na solenidade o presidente da Amrec, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella; o vice-presidente da Amrec e prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola; os prefeitos Luiz Gustavo Laurindo (Balneário Rincão), Ademir Magagnin (Cocal do Sul), José Cláudio Gonçalves (Forquilhinha), Dalvânia Cardoso (Içara), Eduardo Guollo (Morro da Fumaça), Ângela Ghislandi (Nova Veneza), Fernando Cruzetta (Orleans), Franqui Salvaro (Siderópolis), Luciano Miotelli (Treviso) e Stela Dagostin Talamini (Urussanga), além dos deputados Ricardo Guidi, Geovânia de Sá e Júlia Zanatta, dos deputados estaduais José Milton Scheffer e Pepê Collaço, além da reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, e da secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.







































