Na manhã desta quinta-feira (20/06), foi inaugurada oficialmente a exposição itinerante “Baú de Memórias” no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Orleans. A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Kock, da Diretora de Cultura, Juliana Natal, além de alunos e professores da 4ª série da Escola Hisla Pedone de Orleans e membros da comunidade.
“A exposição itinerante ‘Baú de Memórias’ tem como propósito apresentar a pesquisa realizada em torno de um objeto, o baú. A partir deste objeto, desenvolveu-se uma investigação bibliográfica, documental, fotográfica e prática,” destacou Valdirene Böger Dorigon, produtora cultural do projeto.
O projeto é uma iniciativa da Aiga Cultural e foi organizado pela equipe composta por Idemar Ghizzo, Valdirene Böger Dorigon, Rosani Hobold Duarte e Fernanda Borba Rinaldi.
Rosani Hobold Duarte comentou que “um simples objeto possibilita uma série de informações que vão muito além da sua existência física. Pode ser utilizado para atestar a veracidade dos fatos históricos, oferecendo uma visão das histórias passadas, como a história da imigração e colonização do município de Orleans.”
A exposição estará aberta ao público gratuitamente até o dia 2 de julho, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Posteriormente, a exposição seguirá para outros espaços educacionais e culturais do município de Orleans.
“Baú de Memórias” é um projeto selecionado pelo Edital nº 01/2023 “Orleans Juntos pela Cultura Viva”, executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Prefeitura de Orleans e Departamento de Cultura.
A reportagem do EA Notícias esteve no evento confira aqui no EA Notícias do Sul de SC para o Brasil e o Mundo.








































