O desenrolar trágico dessa história parece sinalizar um sombrio crepúsculo, no qual Cleidson de Almeida Lucas, de 34 anos, se encontrava imerso em um processo de separação de sua esposa, Francileny Faustino Mourão, de 27 anos. No entanto na noite da sexta-feira 18/08/23, os caminhos deles se cruzaram novamente em uma celebração, na qual Francileny estava acompanhada de seu sobrinho de 15 anos. Com o avançar da madrugada, Francileny e o jovem sobrinho retornaram ao lar.
Mais tarde, sob o efeito do álcool, Cleidson teria ido na residência da ex-esposa, situada no Bairro Alto Alegre, em Vilhena/Rondônia. De forma repentina, ele surpreendeu sua ex-esposa com golpes de faca, mas enfrentou uma resistência inesperada. Francileny conseguiu defender-se e, de maneira surpreendente, tomou posse da arma branca, usando-a para ferir Cleidson.
Ao amanhecer do sábado, 19/08, o sobrinho entrou no quarto e se deparou com um panorama estarrecedor: o casal enlaçado pela derradeira união. Às autoridades policiais, o sobrinho alegou não ter percebido qualquer ruído.
O cenário macabro acionou os protocolos de emergência, convocando os serviços do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Todavia, restou apenas a confirmação inevitável: ambos os protagonistas haviam trilhado o caminho final. De acordo com relatos de familiares, a aspiração de Francileny pela separação esbarrava na resistência de Cleidson, um fato que ganha contornos mais sombrios quando se considera que o casal deixou para trás dois filhos desamparados.