O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Carbonífera (CIM-AMREC) deu início a um novo capítulo com o lançamento da Zona Territorial Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável (ZOTEDS), nos municípios da região carbonífera. O marco simbólico foi celebrado durante o 1º Fórum Regional de Desenvolvimento Sustentável, realizado nesta quarta-feira (10/09).
A mesa de honra foi composta pelo presidente do CIM-AMREC e prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho e pelo prefeito de Balneário Rincão, Luiz Gustavo Laurindo, que representou o colegiado de prefeitos da Amrec. Também prestigiaram o evento autoridades e representantes dos doze municípios da Amrec.
Conforme Neguinho, a ZOTEDS nasce com a missão de tornar a Região Carbonífera uma referência nacional em desenvolvimento equilibrado, conectando políticas públicas e iniciativas locais com estratégias sustentáveis de longo prazo. “É emocionante ver todos os municípios da região carbonífera unidos em torno de um projeto tão necessário e inovador. A ZOTEDS é um compromisso com o futuro das próximas gerações”, disse.
A iniciativa posiciona os doze municípios da Região Carbonífera como protagonistas de um modelo inovador de desenvolvimento, baseado em cooperação regional, recuperação ambiental e transformação econômica. De acordo com o coordenador da ZOTEDS, Fernando Barbosa dos Santos, “a região será um território-laboratório para soluções sustentáveis, integrando ciência, governança participativa e tecnologia”.
Durante o evento, foi realizada a assinatura oficial do Protocolo de Cooperação entre o CIM-AMREC e o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), fortalecendo o compromisso com políticas públicas integradas e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Segundo a coordenadora nacional do PCS, Zuleica Goulart, no âmbito nacional o programa tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e comprometer governos locais para que se desenvolvam de forma econômica. O Fórum serviu como espaço de articulação técnica e política, com a apresentação dos eixos estratégicos da ZOTEDS, metas, plano de ação e parcerias institucionais envolvidas.”Entre os principais objetivos, estão as bandeiras de redução das desigualdades, o enfrentamento a mudanças no clima e o aprimoramento da democracia. Nossas metas estão entre fatores que nos pedem para entender a cidade, transformar a cidade e avaliar o progresso das cidades”, pontuou ela.
A coordenadora destacou inclusive que, muitas vezes, as políticas públicas criadas em municípios pequenos servem de exemplo para grandes capitais. Mais informações sobre esse programa estão no site cidadessustentaveis.org.br