Ultimas noticias:

CIM-AMREC LANÇA ZOTEDS E INICIA NOVO CICLO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO CARBONÍFERA.

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Carbonífera (CIM-AMREC) deu início a um novo capítulo com o lançamento da Zona Territorial Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável (ZOTEDS), nos municípios da região carbonífera. O marco simbólico foi celebrado durante o 1º Fórum Regional de Desenvolvimento Sustentável, realizado nesta quarta-feira (10/09).

A mesa de honra foi composta pelo presidente do CIM-AMREC e prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho e pelo prefeito de Balneário Rincão, Luiz Gustavo Laurindo, que representou o colegiado de prefeitos da Amrec. Também prestigiaram o evento autoridades e representantes dos doze municípios da Amrec.

Conforme Neguinho, a ZOTEDS nasce com a missão de tornar a Região Carbonífera uma referência nacional em desenvolvimento equilibrado, conectando políticas públicas e iniciativas locais com estratégias sustentáveis de longo prazo. “É emocionante ver todos os municípios da região carbonífera unidos em torno de um projeto tão necessário e inovador. A ZOTEDS é um compromisso com o futuro das próximas gerações”, disse.

A iniciativa posiciona os doze municípios da Região Carbonífera como protagonistas de um modelo inovador de desenvolvimento, baseado em cooperação regional, recuperação ambiental e transformação econômica. De acordo com o coordenador da ZOTEDS, Fernando Barbosa dos Santos, “a região será um território-laboratório para soluções sustentáveis, integrando ciência, governança participativa e tecnologia”.

Durante o evento, foi realizada a assinatura oficial do Protocolo de Cooperação entre o CIM-AMREC e o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), fortalecendo o compromisso com políticas públicas integradas e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo a coordenadora nacional do PCS, Zuleica Goulart, no âmbito nacional o programa tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e comprometer governos locais para que se desenvolvam de forma econômica. O Fórum serviu como espaço de articulação técnica e política, com a apresentação dos eixos estratégicos da ZOTEDS, metas, plano de ação e parcerias institucionais envolvidas.”Entre os principais objetivos, estão as bandeiras de redução das desigualdades, o enfrentamento a mudanças no clima e o aprimoramento da democracia. Nossas metas estão entre fatores que nos pedem para entender a cidade, transformar a cidade e avaliar o progresso das cidades”, pontuou ela.

A coordenadora destacou inclusive que, muitas vezes, as políticas públicas criadas em municípios pequenos servem de exemplo para grandes capitais. Mais informações sobre esse programa estão no site cidadessustentaveis.org.br

Gostou da notícia então compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Noticias em destaque