O corpo do jovem Emiliam Afonso Mateus, de 25 anos, será sepultado nesta sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024, no Cemitério Santa Bárbara em Lauro Müller, às 16:00 horas. Anteriormente, haverá um velório na Capela Mortuária do Distrito do Guatá, a partir das 11:30 desta mesma sexta-feira.
CONFIRA O QUE O EA NOTÍCIAS PUBLICOU A RESPEITO DO CASO.
O EA Notícias entrou em contato com o Comandante da Polícia Militar de Lauro Müller, Subtenente Alexandre Pirotti da Fontoura, que esclareceu de fato o que ocorreu por volta das 16:00 horas desta quinta-feira, 22/02/24, no Distrito do Guatá, localizado no Sul de Santa Catarina. O EA Notícias possui a imagem de E.A.M, de 25 anos, residente do Distrito do Guatá, e iremos divulgá-la no momento oportuno.
EA NOTÍCIAS: Subtenente Fontoura, poderia nos fornecer detalhes sobre o ocorrido?
“Em resposta ao questionamento do EA Notícias, a Guarnição da Polícia Militar estava presente nesta tarde de quinta-feira, 22/02/24, na praça do Guatá, onde foi recebida uma denúncia sobre possível presença de drogas no parquinho, onde crianças brincavam. Após averiguação no local, que incluiu a inspeção de um aviãozinho de brinquedo usado pelas crianças, nada foi encontrado.
Durante essa intervenção, os policiais notaram um indivíduo no topo do morro proferindo insultos contra eles. Os policiais optaram por não dar atenção aos xingamentos. No momento em que os policiais se preparavam para deixar o local e retornar à viatura, o indivíduo correu em direção ao veículo. Diante dessa ameaça iminente, os policiais utilizaram gás de pimenta para conter o avanço do indivíduo, que desistiu de confrontá-los e fugiu.
Inicialmente, os policiais consideraram a situação resolvida. No entanto, cerca de 5 a 10 minutos depois, enquanto patrulhavam as ruas do Distrito do Guatá, ao fazer uma curva em uma rua, depararam-se novamente com o mesmo indivíduo armado com dois facões, avançando em direção à viatura.
Em face dessa clara ameaça à integridade física dos policiais, estes agiram em legítima defesa, resultando no óbito do indivíduo. Um dos facões caiu a aproximadamente um metro e meio da viatura, enquanto o outro foi parar dentro do veículo através da janela aberta, fincando-se no assoalho próximo ao motorista.
Felizmente, os policiais não sofreram ferimentos, e o indivíduo que tentou confrontá-los foi neutralizado no local pelos policiais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado e confirmou o óbito.”
Este relato foi fornecido pelo Comandante Fontoura ao EA Notícias via WhatsApp.