A busca por soluções tecnológicas e estratégias de desenvolvimento sustentável marcaram a reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), realizada nesta quinta-feira (25/9), na Prefeitura de Içara. O encontro apresentou propostas como o atendimento médico 24 horas por telemedicina e um pacote de projetos voltados ao planejamento territorial, gestão de resíduos e créditos de carbono.
“Essa troca de experiências e as decisões conjuntas fortalecem cada município. Estamos construindo soluções modernas e sustentáveis, sempre olhando para o futuro da nossa região”, destacou o presidente da Amrec, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella.
Durante a reunião, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-AMREC) apresentou um pacote de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da região, em parceria técnica com a SATC. De acordo com o presidente do CIM-AMREC, prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, os destaques são o Plano Diretor Intermunicipal Sustentável (PDIS) e o Programa Intermunicipal de Créditos de Carbono Territorializados (PICCT), considerados os carros-chefes desta primeira etapa. Segundo ele, também compõem o pacote ações como a elaboração do Plano Intermunicipal de Reciclagem e Gestão de Resíduos Sólidos; o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Regional (P&D) e a captação de recursos e execução de projetos estratégicos.
Outro avanço importante anunciado pelo consórcio foi a primeira licitação compartilhada, voltada à aquisição de pneus para os municípios consorciados. “A medida representa uma evolução na aplicação do modelo consorciado, permitindo ganho de escala, economia nos gastos públicos e mais transparência nos processos”, pontuou o prefeito. A reunião contou com a participação da prefeita de Içara, a anfitriã Dalvania Cardoso; a prefeita de Urussanga, Stela Talamini; a prefeita de Nova Veneza, Ângela Ghislandi; prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin; de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo; de Treviso, Luciano Miotelli; de Balneário Rincão, Luís Gustavo Laurindo; de Orleans, Fernando Cruzetta; e os vices prefeitos de Criciúma, Salésio Lima e de Siderópolis, Rafael Frello, que no ato representaram os prefeitos Vagner Espíndola (Recebeu o prêmio de Cidades Inteligentes) e Franqui Salvaro ( Segue hospitalizado para tratamento de saude).
Além disso, os gestores municipais debateram temas gerais de interesse coletivo, como o horário de verão nas prefeituras e também conheceram a proposta de um sistema de telemedicina 24 horas.