Nesta segunda-feira 10/02/25, uma mãe de um aluno autista de grau 2 da rede municipal de Canelinha denunciou uma professora por, supostamente, ter chamado os alunos de “diabinhos” e expressado alívio pelo período de férias.
A denúncia foi feita por meio de uma publicação no Facebook, na qual a mãe relatou que a educadora comentou sobre o retorno das aulas, afirmando estar grata por começarem apenas na terça-feira, e não na segunda. Segundo a postagem, a professora teria justificado seu comentário dizendo que, com a volta das atividades, não teria mais paz e sossego, pois “é uma turma de diabinhos”.
A mãe demonstrou indignação com a suposta forma de tratamento dispensada às crianças. Embora reconheça que lidar com alunos pode ser desafiador, ressaltou que a profissão exige, no mínimo, dedicação e respeito. Além disso, destacou que a escolha de atuar na educação pressupõe paciência e empatia no convívio com os estudantes.
O que diz a Secretaria de Educação de Canelinha/SC! Em nota, a Secretaria de Educação afirmou que não tinha conhecimento do caso até ser informada pela equipe do portal Olho Vivo. O órgão também declarou que, até o momento, a família não procurou a secretaria para relatar a situação ou buscar esclarecimentos.
“A todo instante solicitamos aos nossos profissionais respeito, empatia e cuidado com cada aluno e com a comunidade escolar. Não sabemos, nem mesmo, a qual profissional esta mãe se refere. Portanto, nosso pedido é que as famílias sempre nos procurem quando algo lhes incomoda ou afeta”, afirmou a secretaria.
Por fim, o órgão reforçou seu compromisso com a ética e a seriedade no ambiente escolar e destacou a importância do diálogo entre escolas e famílias para garantir um ambiente positivo para todos.