A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pautou uma formação promovida pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em parceria com o Colegiado de Educação, com o foco em uma educação mais inclusiva e acessível para todos.
O encontro teve como objetivo refletir sobre práticas pedagógicas que respeitem a diversidade, assegurem o direito de aprender de cada estudante e contribuam para a construção de escolas mais acolhedoras. A programação contou com palestras dos especialistas Altemir Schwarz e Sandra Hofmann, que abordaram temas como a diferença entre integração e inclusão, a necessidade de adaptação pedagógica e a valorização das singularidades dos alunos.
Secretários municipais e coordenadores pedagógicos participaram da formação que integra o calendário de ações da Amrec em parceria com a Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e o Aprende Brasil Educação, uma empresa do Grupo Positivo que traz soluções para a melhoria dos índices da educação nas escolas públicas reafirmando o compromisso.
O evento contou com a participação da secretária municipal de Educação de Balneário Rincão, Jucilene Fernandes, que também preside a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) de Santa Catarina, e da coordenadora regional de Educação (CRE/SC), Ronisi Guimarães, fortalecendo ainda mais a articulação entre os diferentes níveis de gestão educacional.
A presidente do Colegiado de Educação da Amrec, secretária de Criciúma, Geovana Zanette, ressaltou a importância do tema no cotidiano das redes municipais. “A educação especial é uma necessidade de todas as escolas, públicas ou não. Que este debate nos inspire a melhorar ainda mais o atendimento aos estudantes que precisam desse olhar diferenciado”, afirmou, Geovana. Ela destacou ainda os desafios relacionados ao financiamento da educação inclusiva.
O presidente da Amrec, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella pontuou que os gestores municipais sabem que a inclusão não é só abrir as portas da escola. “A inclusão vai muito além de vaga na escola, é preciso garantir que cada aluno aprenda e se desenvolva. Esse encontro mostra a força da união dos municípios e o quanto podemos avançar juntos nessa missão”, afirmou Fontanella.
O diretor executivo da Amrec, Sandro Marques Martins, reforçou que a formação é parte de uma estratégia ampla de fortalecimento da gestão educacional. A capacitação é uma das prioridades da Amrec, que atua para promover equidade, qualidade e eficiência nos serviços públicos ofertados à população da Região Carbonífera.








































