Braço do Norte vive um momento de profunda comoção com a despedida da pequena Ana Laura Jovencio Ramos, de apenas 5 anos de idade, que enfrentou com coragem uma dura batalha pela vida após graves problemas de saúde. A família informa que o dinheiro arrecadado por meio de doações será destinado às despesas do funeral.
Histórico do caso! No dia 09/11/25, Ana Laura foi internada após ser diagnosticada com síndrome nefrótica aguda GESF, uma condição grave que compromete os rins. Ela iniciou tratamento com corticoide, porém não apresentou resposta satisfatória.
No dia 28/11/25, a criança passou por uma biópsia renal e retornou ao hospital Joana de Gusmão em Florianópolis, iniciando o uso do medicamento Ciclosporina, fornecido pelo SUS, mas que estava disponível na unidade hospitalar. O tratamento teve início em dezembro de 2025, porém, infelizmente, também não apresentou os resultados esperados.
No dia 03/01/26, Ana Laura começou a utilizar um novo medicamento adquirido com a ajuda de uma campanha solidária organizada pela família, com apoio da comunidade de Braço do Norte. Os primeiros lotes foram comprados por meio de doações. Inicialmente, a medicação começou a apresentar efeitos positivos em seu organismo.
No entanto, na última semana, Ana Laura voltou a ser internada e foi encaminhada à UTI após ser constatada uma infecção viral, agravada por um quadro de pneumonia. Teve início o tratamento com uso intenso de antibióticos.
Durante o tratamento, a criança precisou passar por outro procedimento, sendo entubada e mantida em coma induzido por cerca de três dias, para que os antibióticos pudessem agir. Nesse período, foi identificado acúmulo de ar no corpo, que já estava comprimindo os pulmões e o coração, causando um derrame no pericárdio.
Mesmo diante de todos os esforços médicos, Ana Laura sofreu uma primeira parada cardiorrespiratória e chegou a ser reanimada. Porém, por volta das 3h da madrugada de quarta-feira 21/01/26, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, a família foi informada sobre o estado crítico de saúde da menina.
Na manhã da quarta-feira 21/01/26, os médicos ainda tentaram um último procedimento, um cateterismo pulmonar, mas infelizmente não foi possível realizá-lo, pois o coração de Ana Laura já estava muito fraco. Pouco depois, a pequena guerreira veio a óbito.
A família agradece todo o empenho da equipe médica do Hospital Infantil Joana de Gusmão, que ao longo de aproximadamente 70 dias não mediu esforços para salvar a vida da criança.
Ao EA Notícias, o pai relatou:
“Ela esperou chegar a Florianópolis para se despedir. Minha filha foi uma verdadeira guerreira. Agradeço a Deus pelo tempo que ela esteve entre nós e a todos que nos auxiliaram, à comunidade de Braço do Norte e a todos que nos ajudaram.”
Ana Laura foi sepultada na manhã desta sexta-feira (23/01/2026), em Braço do Norte, sob forte comoção de familiares, amigos e moradores da comunidade, que prestaram as últimas homenagens à pequena guerreira. A história de Ana Laura ficará marcada pela luta, fé e solidariedade que uniram toda a cidade.
Aos familiares e amigos, os mais sinceros sentimentos neste momento de dor.









































