Ultimas noticias:

MUNICÍPIOS DA REGIÃO CARBONÍFERA AMPLIAM QUALIFICAÇÃO TÉCNICA PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS MINERADAS.

" O encontro foi coordenado pelo engenheiro de Minas, Guilherme Meller, em conjunto com o engenheiro João Paulo Casagrande, representante do município de Criciúma/SC."

A atuação integrada da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) tem reforçado o compromisso regional com a recuperação ambiental das áreas impactadas pela exploração do carvão. Em mais uma etapa desse processo, o Grupo Técnico da Associação responsável pelo acompanhamento da Ação Civil Pública (ACP) do Carvão reuniu-se para aprofundar conhecimentos e alinhar estratégias voltadas à regularização e ao uso futuro das áreas degradadas.

O encontro foi coordenado pelo engenheiro de Minas, Guilherme Meller, em conjunto com o engenheiro João Paulo Casagrande, representante do município de Criciúma. Um dos pontos centrais da reunião foi o diálogo técnico com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), representado pela química industrial, Nadja Zim Alexandre, servidora da Coordenadoria Regional de Criciúma (CODAM). A servidora destacou a importância da antecipação no planejamento dos usos futuros das áreas afetadas, ressaltando que essa iniciativa pode evitar a retração de investimentos econômicos sem comprometer a qualidade ambiental.

Um dos destaques da reunião foi a apresentação do geólogo e advogado Lannes Bonorino Cunha, contratado pela Amrec para assessorar tecnicamente os municípios na elaboração de laudos técnicos ambientais. Sua exposição abordou aspectos jurídicos e geotécnicos essenciais à qualificação dos estudos de recuperação, ampliando a capacidade técnica dos municípios frente às exigências legais e ambientais estabelecidas pela ACP. “O trabalho conjunto entre os municípios está sendo essencial para enfrentar esse desafio histórico que é a recuperação das áreas do carvão. Quando somamos forças e conhecimento técnico, a região toda sai ganhando”, afirmou o presidente da Amrec, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella.

A Amrec segue no papel de articulação e suporte técnico, validando sua missão de promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da Região Carbonífera, com ações que conciliem responsabilidade ambiental, desenvolvimento econômico e cooperação intermunicipal. Para o presidente da Associação, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, a Amrec é uma defensora incansável dos 12 municípios. “Juntos, os prefeitos atuam para resolver todos os problemas que estão afetando os municípios que compõem a associação. Entendemos que a entidade está acima de interesses individuais e, por isso, nosso compromisso é buscar soluções para todos os problemas que impactam os municípios associados”, pontuou ele.

Gostou da notícia então compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Noticias em destaque