O canal italiano RAI 3 exibiu neste domingo 09/03/25, em rede nacional, uma reportagem da jornalista Francesca Nava sobre municípios do Sul de Santa Catarina com fortes raízes italianas. Pedras Grandes teve destaque com o Cemitério dos Imigrantes e a réplica da Torre de Pisa, além de ser citada como berço da imigração italiana na região por meio da Colônia Azambuja.
Além de Pedras Grandes, o programa também abordou as histórias de descendentes de italianos em Urussanga, Laguna, Nova Veneza e Siderópolis, ressaltando a herança cultural e os laços que ainda ligam essas comunidades à Itália.
Com foco na Cidadania Italiana, o programa Presa Diretta veio ao Brasil, onde vivem cerca de 30 milhões de descendentes de italianos, para compreender como essa conexão com a terra de origem é mantida e os desafios enfrentados para obter o reconhecimento da cidadania.
A reportagem também destacou a realidade de milhares de estrangeiros que vivem há anos na Itália, falam o idioma, pagam impostos, mas ainda não conseguiram a cidadania italiana. O programa questiona o impacto da falta desse reconhecimento na vida cotidiana e acompanha as dificuldades enfrentadas por aqueles que aguardam, por décadas, em longas filas nas Questura, enfrentam consultas canceladas e esbarram na burocracia.
Além disso, Presa Diretta revelou a situação de mais de 900 mil estudantes nascidos e criados na Itália, filhos de pais estrangeiros, que ainda esperam o reconhecimento oficial de seus laços com o país.