Ultimas noticias:

PODER LEGISLATIVO DE ORLEANS/SC. Sessão Ordinária em 30 de junho de 2025.

"Osvaldo Cruzetta! Na Tribuna do Poder Legislativo de Orleans/SC."

A noite desta segunda-feira 30/06/25 foi marcada por debates relevantes e participação ativa durante a 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans. A reunião contou com duas manifestações na tribuna livre e a votação de um projeto de lei, além de várias indicações voltadas ao bem-estar da cidade.

No primeiro pronunciamento, o estudante Álvaro Girardi, da Uniasselvi, apresentou seu projeto acadêmico que avalia a percepção da população sobre o Legislativo. Ele trouxe reflexões importantes sobre a ausência da comunidade nas sessões, apontou dificuldades de acesso à informação, falhas na comunicação institucional e questionou a efetiva representatividade dos parlamentares.

Na sequência, quem ocupou a tribuna foi o engenheiro agrônomo Fabiano Alberton, da Epagri. Ele tratou da apicultura e da meliponicultura — atividades fundamentais para o equilíbrio ambiental. Fabiano destacou a relevância da criação de abelhas nativas sem ferrão, essenciais para a polinização da Mata Atlântica. Segundo ele, essas espécies polinizam até 90% das plantas do bioma.

Durante sua fala, também mencionou a produtora Fabrícia Waterkemper, da comunidade de Taipa, reconhecida por sua atuação como uma das maiores fornecedoras de abelhas rainhas em Santa Catarina, atendendo inclusive demandas do governo estadual. A cidade de Orleans, conforme apresentado, possui cerca de 4 mil colmeias.

Além disso, Fabiano ressaltou o trabalho desenvolvido pela Epagri em todo o estado, com ações voltadas à preservação ambiental, apoio técnico e incentivo à produção de mel.

VOTAÇÕES E INDICAÇÕES

Na ordem do dia, os vereadores analisaram e aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 0002/2025, de autoria do vereador Murilo Oliveira Hoffmann, que altera o artigo 75 do Código de Posturas do município.

OUTRAS PROPOSIÇÕES APRESENTADAS NA SESSÃO INCLUEM:

  • Genaina Coan sugeriu homenagem ao jovem Enzo Dorigon, convocado para a Seleção Brasileira Sub-15.
  • Dovagner Baschirotto apresentou duas indicações: pintura de meio-fio em frente ao Hotel San Francisco e alteração no trânsito da Rua Romualdo Sandrini, que voltaria a ter mão dupla.
  • Murilo Hoffmann propôs instalação de lixeiras de maior porte na Rua Antônio da Silva Cascaes.
  • Maiara Dalponte Martins solicitou revitalização dos canteiros centrais da cidade.
  • Marlise Zomer indicou a necessidade de limpeza nas ruas do Bairro São Jerônimo e também sugeriu que a Rua Projetada A passe a se chamar Rua Clésio de Oliveira Souza, no Bairro Orlando Bussolo.

A sessão reforçou a diversidade de temas discutidos na Câmara: desde a conscientização ambiental até questões do dia a dia da população, como limpeza urbana, trânsito e homenagens a jovens talentos.

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Noticias em destaque