Desde que assumiu a Secretaria de Administração no início deste ano, Gustavo Alves Camacho tem conduzido um processo de modernização na Prefeitura de Lauro Müller, ao lado do prefeito Valdir Fontanella e de toda a equipe de governo. A meta tem sido otimizar o trabalho interno, reduzir burocracias e tornar o serviço público mais ágil e eficiente para os servidores e cidadãos.
Com experiência prévia na máquina pública municipal, Gustavo lidera a implementação do Gerenciamento Eletrônico de Documentos – GED, uma inovação que aprimora a forma como a administração municipal lida com seus processos e arquivos. O resultado foi imediato: mais de 18.900 horas de trabalho foram economizadas, que agora são redirecionadas para atividades estratégicas voltadas à população.
O novo sistema digital substituiu os antigos arquivos físicos e trouxe agilidade, transparência e segurança jurídica. Desde sua implantação, a prefeitura já gerenciou 50.139 documentos e revisões, com 42.678 assinaturas digitais registradas, eliminando a necessidade de papel e transporte de documentos. Essa mudança representa também um ganho ambiental expressivo, com a preservação estimada de 25 árvores e a economia de mais de 250 mil páginas de papel.
Outro benefício direto foi a recuperação de 25 metros lineares de espaço físico, antes ocupados por arquivos mortos, agora convertidos em áreas úteis para serviços públicos.
De acordo com Gustavo Camacho, o objetivo é seguir ampliando a digitalização e capacitando os servidores. “Menos papel, mais tempo. Menos burocracia, mais resultados. Estamos modernizando não apenas os processos, mas também a cultura interna. Cada minuto economizado com burocracia é um minuto a mais para atender bem o cidadão”, afirmou Gustavo Camacho, agradecendo aos servidores do município que abraçaram a causa e tem contribuído com esse objetivo.
Para o prefeito Valdir Fontanella, o avanço é reflexo de uma gestão comprometida com resultados. “A eficiência administrativa é uma das bases para o bom funcionamento de qualquer governo. Modernizar a estrutura e facilitar o trabalho dos servidores é investir em um serviço público mais humano e eficiente”, destacou Fontanella.