Um tumor com quase 5 quilos foi retirado do ovário de uma mulher de 56 anos durante cirurgia de emergência em Juiz de Fora, na Zona da Mata em Minas Gerais, na última semana. A paciente, uma empregada doméstica de baixa escolaridade, disse que não procurou atendimento por medo de perder o emprego.
Segundo o cirurgião responsável pelo procedimento, Bruno Aquino Marcelino, a mulher apresentou um aumento do volume abdominal em abril deste ano. Preocupados e sensibilizados com a situação, os patrões dela pediram que ela procurasse uma unidade de saúde e pagaram por uma tomografia.
Ela foi atendida em um posto de saúde. Lá, de acordo com o cirurgião, o médico ficou “impressionado” com o tamanho do tumor e encaminhou a paciente para uma UPA, para internação. Na unidade, os médicos identificaram a necessidade de uma cirurgia de urgência e transferiram a mulher para o Instituto Oncológico 9 de Julho.
Além do aumento da barriga, a mulher apresentava mal funcionamento do intestino, uma síndrome conhecida como abdome agudo obstrutivo.
A cirurgia ocorreu sem complicações e o tumor foi retirado inteiro. A mulher recebeu alta e se recupera em casa em boas condições.
No entanto, de acordo com o médico, após a recuperação ela vai passar por uma quimioterapia e por outra cirurgia para a retirada do ovário.
CÂNCER DE OVÁRIO! O cirurgião explica que o câncer de ovário é uma doença que não apresenta sintomas, inicialmente. Somente quando a doença está em estado avançado é que a mulher começa a apresentar dor e aumento do volume abdominal, perda ou ganho de peso.
Por isso, ele alerta que é importante que as mulheres façam uma consulta pelo menos uma vez ao ano com um ginecologista, preste atenção em qualquer alteração no corpo e procurem um diagnóstico o quanto antes.