Com o tema “Planejamento docente e avaliação da aprendizagem no contexto escolar”, os assistentes técnicos pedagógicos (ATP), que fazem parte da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Braço do Norte, participaram da formação continuada promovida pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). A ação, que integra as contrapartidas do Unibave no âmbito do Programa Universidade Gratuita, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina.
A atividade reuniu profissionais que atuam nas escolas dos municípios de Braço do Norte, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e São Ludgero. Foi conduzida pela professora Rosilane Damazio Cachoeira, que integra o corpo docente do Unibave. Segundo ela, a formação foi marcada por uma troca significativa de experiências e pela retomada de conceitos fundamentais para a atuação dos ATPs junto aos professores.
Durante o encontro, foram abordados tópicos como a avaliação como parte integrante do planejamento pedagógico, os diferentes instrumentos avaliativos e a utilização de dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para a construção de planos de ação nas unidades escolares.
Conforme a coordenadora de Pesquisa e Extensão do Unibave, Ana Paula Bazo, o momento de formação reforça o compromisso do Unibave com a qualidade da educação básica e com a valorização dos profissionais que atuam nas redes públicas de ensino.