IMPORTANTE: Pedimos sinceras desculpas aos familiares pela exibição das imagens que foram recebidas pelo EA Notícias. Estamos totalmente à disposição para atender aos familiares e iremos encaminhar imediatamente esta reportagem às autoridades competentes. Lamentamos profundamente que indivíduos inescrupulosos desrespeitem até mesmo locais que deveriam ser sagrados.
“EA Notícias! Olha essa situação aqui o cemitério do Distrito do Guatá, o que esses vaga#budos fizeram”.
“EA Notícias! Uma vergonha fez uma limpa nos túmulos do cemitério do Distrito do Guatá, quem fez isso tem que ser preso”.
“Quebraram o que era vidro e as argola, as letrinhas, roubaram tudo uma afronta aqui no cemitério do Guatá”. Essses foram alguns depoimentos que o EA Notícias, recebeu na manhã desta quinta-feira 17/08/23.
Alguns meses atrás cemitérios da região sofreram com ação de criminosos, que furtam placas dos túmulos, casos foram registrados em São Ludgero, Braço do Norte, Urussanga e desta vez em Lauro Muller. Infelizmente os criminosos não dão trégua nem para aqueles que já se foram. O aumento no número de casos de subtração de peças dos jazigos dos cemitérios tem tirado a paz dos moradores do Sul de SC.
As pessoas que possuem parentes enterrados no Cemitério do Guatá, pede providencias as autoridades municipais em especial, e posterior a segurança pública. Quem vai visitar o local para cuidar do túmulo da família se chateia com a situação. “É triste esta situação furtaram aqui no tumulo do meu familiar. É muito triste essa situação”. Depoimento que o EA Notícias recebeu.
Em grandes centros com cemitérios maiores este tipo de ocorrência infelizmente virou um bom “negócio” e lucrativo para que comete tal ato ilícito.
Nos grandes centros os criminosos vendem os metais. Eles devem vender em quilo, para derreter e revender. O quilo do bronze tá caro (cerca de R$ 540)”, explica. “A venda de metais é um mercado muito amplo e que está sempre em alta, esse pode ser um dos motivos para cemitérios, com tantas placas e vasos de metais, atrairem tanto os ladrões.