Com profunda tristeza, informamos o falecimento do senhor Agenor Tamagno, aos 75 anos, ocorrido na noite de 02/11/24, às 20h, na Fundação Hospitalar Santa Otília. Ele deixa dois filhos e uma filha, além de seis netos. A cerimônia de despedida será realizada neste domingo, 03/11, das 6h às 9h, na Capela Mortuária de Orleans, em seguida o cortejo seguirá para sepultamento em Caxias do Sul.
POR ÉDIO ANTÔNIO. “Neste momento de despedida, recordo com carinho da grata satisfação que tive ao entrevistar o seu Agenor em 21/09/22. Agenor, nascido no Distrito de Ipê, hoje município do Rio Grande do Sul, ele se estabeleceu em Orleans há mais de 44 anos, tornando-se o fundador da Churrascaria Azulão e torcedor fervoroso do Internacional.
Agenor passou sua adolescência trabalhando na agricultura com os pais, estudou em seminário e, posteriormente, trabalhou na Randon em Caxias do Sul. Embora sonhasse em ser jogador de futebol, sua trajetória tomou outros rumos, e o serviço militar interrompeu esse sonho.
Durante sua juventude, morou em uma república em Caxias do Sul, onde conheceu o orleanense Miguel Crocetta (in memoriam), que estudava na região. A amizade entre eles foi fundamental para a vinda de Agenor para a encantadora Orleans, onde ele fundou a Churrascaria Azulão. Antes disso, havia montado um restaurante em Campinas, na Grande Florianópolis, e foi também administrou o famoso Clube 14 em Orleans.
A HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA CHURRASCARIA AZULÃO. É difícil pensar em Orleans sem lembrar da Churrascaria Azulão, que se tornou um ponto de referência na cidade. O nome Azulão surgiu da amizade entre Agenor e Miguel Crocetta, responsável por sua vinda a Orleans. “Inicialmente, discutimos nomes como Churrascaria Vernelhão e Churrascaria Gauchão, mas nenhuma das opções agradou. Após várias conversas, decidimos pelo nome Churrascaria Azulão, em homenagem ao Grêmio, embora eu e o Miguel, torcedores do Internacional, foi difícil aceitar (rss). Então em 07/09/78 a Churrascaria Azulão nasceu, tornando-se um local querido por muitos”. Disse Agenor em entrevista ao EA na data de 21/09/22.
Aos familiares, em nome do EA Notícias, nossas mais sinceras condolências. Agenor Tamagno, sua presença e legado serão eternamente lembrados. Agradecemos por tudo. Que você descanse em paz.