A população da Região Carbonífera deve ganhar um aeroporto mais moderno e preparado para voltar a receber voos comerciais. A proposta de revitalização do saguão do Aeroporto Diomício Freitas foi apresentada nesta quinta-feira (27/11), durante assembleia geral dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), realizada no terminal, em Forquilhinha. A Amrec será parceira da Prefeitura de Forquilhinha na condução do processo de melhoria e na articulação regional.
No encontro, o presidente da Amrec, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, reforçou que a revitalização do aeroporto é importante e atende toda a microrregião. “Esse projeto tem a força da região inteira. O aeroporto volta a servir quem vive e trabalha aqui”, afirmou Fontanella.
Conforme o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, as obras estão estimadas em R$ 30 milhões e devem começar em 2026. A prefeitura pretende lançar o processo licitatório em março. O objetivo é reorganizar fluxos internos e preparar o espaço para que o aeroporto volte a operar voos comerciais.
O conceito arquitetônico valoriza a identidade regional. O novo saguão adota elementos do estilo alemão enxaimel, reinterpretado em linguagem contemporânea. A proposta inclui estruturas como um café com vista para a pista, salas administrativas e institucionais, além de melhorias operacionais.
O acesso e entorno ao aeroporto também será reorganizado. O projeto prevê uma rotatória com monumento em estilo germânico, estacionamento ampliado e pontos de recarga elétrica.
Além da revitalização do saguão, outras melhorias já estão em andamento. Uma nova estação meteorológica está instalada e aguarda aval da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para entrar em operação. Também está em construção a nova sede do Serviço Aeropolicial e Aeromédico do Sul de Santa Catarina (Saer/Sara Sul), além da instalação de novos equipamentos técnicos de aviação. As intervenções se somam à recuperação da pista executada anteriormente pelo Governo do Estado.
A assembleia dos prefeitos da Amrec também atualizou o andamento do Projeto Integratur, apresentou soluções em livros didáticos personalizados e tratou de pautas administrativas internas.
Além dos prefeitos de Forquilhinha e Lauro Müller, estiveram presentes os prefeitos de Cocal do Sul, Ademir Magagnin; Criciúma, Vaguinho Espíndola; Morro da Fumaça, Eduardo Guolo; Nova Veneza, Ângela Ghislandi; Siderópolis, Franqui Salvaro; e Treviso, Luciano Miotelli.







































