A qualificação dos Gestores Municipais de Convênios e Contratos foi o foco central da Oficina GMC 2025, realizada nesta terça-feira (29/07), no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O evento, promovido pela Caixa Econômica Federal, reuniu representantes das prefeituras da Amrec e também das associações dos municípios da Região de Laguna (Amurel) e do Extremo Sul Catarinense (Amesc).
A presidente do Colegiado de Gestores de Convênios da Fecam e da Amrec, Fabiane Thomaz, relata que eventos como este vão ao encontro dos objetivos do Colegiado Regional de Gestores de Convênios, onde se tem a oportunidade de aprimorar habilidades e conhecimentos estratégicos, além de fortalecer a comunicação entre a Caixa e demais atores envolvidos no processo de gestão de convênios.
Segundo ela, o objetivo foi fortalecer as práticas de gestão pública por meio da capacitação técnica e do compartilhamento de experiências. Os participantes aprofundaram conhecimentos estratégicos, debateram boas práticas e reforçaram a comunicação institucional com a Caixa Econômica Federal e demais atores envolvidos na formalização e execução de convênios e contratos administrativos.
Para o presidente da Amrec, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, esse tipo de capacitação fortalece a autonomia dos municípios. “É na união entre as cidades que conseguimos crescer com mais organização e responsabilidade. Quando nossos técnicos estão preparados, os resultados chegam mais rápido para a população”, afirmou.
Durante a oficina, foram abordadas metodologias para tornar a gestão mais segura, eficiente e alinhada às diretrizes legais e estratégicas. O encontro também reforçou a importância da atuação em rede entre os municípios e instituições parceiras, ampliando as possibilidades de captação de recursos e de execução de políticas públicas mais efetivas.