Uma polêmica ganhou destaque em maio de 2025, quando o presidente do Poder Legislativo de Orleans, no Sul de Santa Catarina, Joel Cavanholi, utilizou recursos próprios para colocar no hall de entrada da Casa Legislativa as fotos do governador Jorginho Mello (PL), do prefeito de Orleans, Fernando Cruzetta (PP), e a sua própria. No entanto, a ausência da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou reações.
Desde então, o episódio repercutiu e será esclarecido pelo vereador Joel Cavanholi em entrevista exclusiva ao EA Notícias, realizada na tarde desta quinta-feira 07/08/25.
ATENÇÃO! Embora o presidente da Câmara não tenha recebido nenhum pedido formal do Poder Judiciário para incluir a imagem do presidente Lula, o Ministério Público de Orleans emitiu um Despacho de Instauração, solicitando o esclarecimento dos fatos.
Diante do Despacho de Instauração, o presidente da Câmara decidiu incluir a foto de Lula, atendendo à recomendação do Ministério Público. Segundo Cavanholi, a decisão também considerou um pedido feito em maio pela vereadora Maiara Dal Ponte Martins (MDB).
O EA Notícias esclarece que, embora o vereador não tenha mencionado o nome da vereadora em sua entrevista, nossa equipe localizou a fala de Maiara na tribuna, registrada em maio, onde ela questiona:
“[…] Eu até teria uma pergunta: se colocamos três placas na entrada da nossa Câmara de Vereadores — do Jorginho, do prefeito e do presidente da Câmara — por que não colocamos a do Lula também? Ele é o presidente, tem hierarquia, tem que ter mais uma placa ali […]”, disse a vereadora.
Atenção! O EA Notícias informa que o espaço está aberto para manifestação da vereadora Maira, caso deseje se pronunciar.
Assista com EXCLUSIVIDADE a reportagem completa aqui no EA Notícias.