Uma capacitação sobre os sistemas do Cadastro Único (CadÚnico) foi realizada pela Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) para os 12 municípios associados. A ação foi promovida pelo Colegiado de Assistência Social, no plenarinho da Associação, em Criciúma.
O foco do encontro foi o uso de ferramentas essenciais para identificar e acompanhar famílias em situação de vulnerabilidade social. A formação foi conduzida pela gestora do CadÚnico de Criciúma, Rosimar Rodrigues, e contou com a participação ativa de técnicos, gestores e entrevistadores dos municípios.
Conforme informações da gestora do CadÚnico, durante o encontro, foram abordados conteúdos estratégicos para o aprimoramento da gestão das políticas sociais, como o funcionamento do sistema Dataprev, incluindo o Portal de Gestão, o Pronto Cliente, o GERID, o Analytics e a trilha formativa destinada à capacitação contínua dos profissionais.
Além disso, ela relata que os participantes aprofundaram o conhecimento nos sistemas SIBEC — responsável pela manutenção dos benefícios —, SICON — voltado às condicionalidades dos programas sociais — e CECAD, ferramenta que oferece planilhas com informações detalhadas sobre famílias e pessoas cadastradas, com base em indicadores de acompanhamento.
A iniciativa reafirma o papel da Amrec como articuladora da cooperação entre os municípios e como facilitadora na busca por uma gestão pública mais eficiente e qualificada. “Esse tipo de capacitação fortalece o trabalho conjunto entre os municípios e garante que todos estejam preparados para atender bem as famílias que mais precisam dos programas sociais”, destacou o presidente da Amrec, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella.