A cidade de Criciúma sediou, nesta terça-feira (07/10), o primeiro workshop presencial do programa SC Mais Inovação, reunindo gestores públicos e lideranças dos municípios da Região Carbonífera, no Centro de Inovação (CRIO). O encontro marcou o início de uma série de eventos promovidos pelo Governo do Estado para apoiar a construção de cidades mais inovadoras e sustentáveis, por meio do uso de ferramentas como o Marco Legal da Inovação, a plataforma DemandaSC e a apresentação de oportunidades de fomento.
A participação dos municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) foi destaque na programação. Durante o evento, os representantes municipais puderam conhecer soluções práticas e legislações que favorecem o surgimento de ecossistemas de inovação nos municípios, além de acessar oportunidades de financiamento e parcerias estratégicas. O workshop também ofereceu espaço para o debate sobre os desafios locais e as potencialidades da região.
O presidente da Amrec, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, acredita que a construção de cidades mais inteligentes começa com cooperação e planejamento. “A inovação só faz sentido se melhorar a vida das pessoas. E isso a gente constrói junto, cada cidade aprendendo com a outra e buscando soluções que funcionem para todos”, afirmou.
Participaram do evento os prefeitos de Cocal do Sul, Ademir Magagnin; Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho e de Siderópolis, Rafael Frello, vice-prefeito que atua como interino. O programa SC Mais Inovação segue com nova programação em outras regiões do estado ao longo do mês de outubro.









































