O curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) obteve nota contínua 4,50 e conceito final 4 na Avaliação de Renovação de Reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC), via Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A avaliação “in loco” ocorreu entre os dias 7 e 9 de abril de 2025 e analisou aspectos como a organização didático-pedagógica, corpo docente, infraestrutura e práticas de ensino.
O resultado, conforme o pró-reitor Acadêmico, Leonardo de Paula Martins, reflete o compromisso institucional com a qualidade do ensino superior e a formação de profissionais éticos e preparados para os desafios da área da saúde mental. Leonardo ainda disse que o desempenho é motivo de celebração. “Esse excelente resultado reflete o comprometimento de toda a comunidade acadêmica, em especial dos professores, coordenação, estudantes e colaboradores, que constroem diariamente uma formação sólida, ética e humanizada”, afirmou.
A coordenadora de Psicologia, Vandreça Vigarani Durigon, também comemora a conquista, e diz que o reconhecimento do MEC evidencia a essência do trabalho que vem sendo realizado ao longo dos 20 anos de existência do curso. “São inúmeros projetos, atividades de estágios, articulação com a comunidade externa e ações voltadas à formação técnica, científica e cidadã dos estudantes”, analisa.
Ainda conforme Vandreça, esse reconhecimento não é apenas um indicador de qualidade, mas também um estímulo ao aprimoramento do ensino e a formar profissionais cada vez mais competentes e comprometidos com a Psicologia e a sociedade. “Que essa conquista nos inspire a seguir em frente, em busca incessante pela excelência”, declarou.