Na tarde desta terça-feira 30/09/25, por volta das 16h53, um bebê de apenas 8 meses foi salvo após sofrer uma obstrução das vias aéreas (OVACE) no Centro de Orleans, em Santa Catarina. A rápida resposta do Corpo de Bombeiros Militar foi essencial para o desfecho positivo da ocorrência.
A equipe de plantão do quartel de Orleans foi acionada via COBOM para atendimento pré-hospitalar após a mãe da criança relatar que o bebê havia engasgado com um pedaço de papel alumínio. Durante o deslocamento da viatura ASU-465 até o endereço, localizado na Rua Campos Elísios, o operador do COBOM orientou a mãe por rádio (QSO), ensinando-a a realizar corretamente as manobras de desobstrução das vias aéreas.
Graças às orientações, a mãe conseguiu desobstruir as vias aéreas da criança antes da chegada da equipe. Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram o lactente consciente, nos braços da mãe, sem sinais aparentes de comprometimento respiratório. Ainda assim, por precaução, o bebê foi conduzido pela guarnição ao hospital para avaliação médica especializada.
A mãe da criança agradeceu emocionada pelo apoio imediato prestado pelo operador do COBOM, ressaltando que as orientações foram fundamentais para salvar a vida do filho.
A ocorrência foi atendida pela equipe de Orleans, utilizando a viatura ASU-465, demonstrando mais uma vez a importância do preparo e da agilidade do Corpo de Bombeiros em situações de emergência.