A Farmácia Universitária do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizou 4.503 atendimentos em 2025. O espaço, que fica localizado junto à Unidade de Saúde Padre Santos, no bairro Coloninha, em Orleans, contribui tanto para o acesso da comunidade a medicamentos quanto para a formação prática dos acadêmicos do curso de Farmácia.
Entre os medicamentos mais dispensados está a losartana potássica, utilizada no controle da hipertensão. “O medicamento integra o programa Hiperdia, iniciativa voltada ao acompanhamento e tratamento de pacientes com diabetes e hipertensão no município”, informa o farmacêutico responsável e professor do curso de Farmácia, Jonathann Correia Possato.
A maioria dos atendidos são moradores dos bairros Coloninha e Oratório. Quando há falta de medicamentos em outras unidades de saúde, pacientes de outros bairros também podem ser atendidos na Farmácia Universitária, desde que apresentem prescrição médica válida.
O local funciona como campo de estágio obrigatório e não obrigatório, além de desenvolver atividades de extensão junto à Secretaria Municipal de Saúde. “Os estudantes vivenciam na prática atividades relacionadas à profissão, como dispensação de medicamentos, triagem de prescrições, organização de estoque e descarte adequado de medicamentos”, explica a coordenadora do curso de Farmácia, Tamirys Schulz Westphal.








































