Ultimas noticias:

PODER LEGISLATIVO DE ORLEANS/SC. Sessão Ordinária – 09 de Junho de 2025.

Na Tribuna vereadora Marlise Zomer.

A 20ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans foi marcada por intensos debates e manifestações diversas na noite de segunda-feira, 09 de junho. Sob a presidência do vereador Joel Cavanholi, a reunião contou com a participação ativa dos parlamentares, que abordaram temas relevantes para a comunidade e também protagonizaram momentos de tensão e desabafo no plenário.

Durante o uso da tribuna, o vereador Leandro Martins agradeceu à Administração pelos serviços prestados na área de infraestrutura e destacou a chegada de novos maquinários ao município. Já o vereador Murilo Hoffmann comentou a substituição de lâmpadas em atendimento a uma indicação legislativa, além de relatar demandas colhidas durante festa na comunidade de Rio Hipólito, como a necessidade de drenagem e patrolamento. Ele ainda mencionou a importância da revisão dos limites do Parque Nacional de São Joaquim.

O vereador Dovagner Baschirotto anunciou a conquista de uma emenda no valor de R$ 300 mil via PADEM para a Secretaria de Saúde e destacou iniciativas como a ampliação da Internet Livre nas comunidades do interior e questões relacionadas à máquina de exames.

Também voltado à saúde, o vereador Osvaldo Cruzeta informou ter verificado in loco a situação da máquina de exames e tratou sobre projetos de lei que irão beneficiar entidades do município por meio de emendas impositivas. Uma delas prevê a elaboração de projeto arquitetônico para cobertura do pátio interno e quadra da EEB José Antunes Mattos, em Pindotiba. Segundo o vereador, todas as emendas aprovadas no ano anterior serão executadas.

O momento mais tenso da sessão veio com o pronunciamento da vereadora Marlise Zomer, que fez um desabafo contundente, afirmando estar sendo perseguida pela presidência da Casa. A parlamentar declarou sentir-se “uma boba da corte” e foi apoiada pelas colegas vereadoras Mireli Debiasi e Maiara Dalponte Martins, que se solidarizaram com a situação. O vereador Pedro Orbem também se manifestou, criticando decisões autoritárias e reforçando que, tradicionalmente, as decisões na Câmara sempre foram coletivas.

A vereadora Genaína C. Caciatori, por sua vez, compartilhou sua participação no Encontro Nacional de Mandatárias, promovido pelo PL Mulher em Brasília. O evento, considerado o maior do país voltado exclusivamente a lideranças femininas eleitas, foi conduzido por Michelle Bolsonaro, presidente nacional do movimento.

Encerrando os discursos, o presidente Joel Cavanholi comentou sobre o impasse nos plantões das farmácias e sugeriu a convocação de uma audiência pública para tratar do tema. Ele também mencionou problemas na via Pedro Cardozo e comentou a manifestação da vereadora Marlise, afirmando ter agido conforme as regras e reforçando que “a democracia é para todos”.

A sessão demonstrou não apenas o engajamento dos vereadores com as demandas da população, mas também evidenciou conflitos internos e divergências políticas que devem repercutir nas próximas reuniões da Casa Legislativa.

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Noticias em destaque