Ultimas noticias:

PODER LEGISLATIVO DE ORLEANS/SC. Sessão Ordinária em 18 de Agosto de 2025.

PODER LEGISLATIVO DE ORLEANS/SC. Sessão Ordinária em 18 de Agosto de 2025.

O vereador tem como principal missão representar os interesses da população, fiscalizar o Executivo e propor medidas que melhorem a vida da comunidade. Foi com esse espírito de trabalho e compromisso que a Câmara de Vereadores de Orleans realizou, na segunda-feira (18), a sua 30ª Sessão Ordinária, marcada pela presença de agricultores na Tribuna Livre e pela votação de projetos e indicações de grande relevância para o município.

Fumicultores na Tribuna Livre

Estiveram na Tribuna os agricultores Josiane Orben Bagio Cardozo, Laerte Cardozo e Gustavo Orben, que representaram os fumicultores do município. Eles agradeceram o apoio da Câmara e prestaram esclarecimentos sobre a Audiência Pública realizada no dia 14 de agosto, na comunidade de Barracão.

Vale destacar que Orleans é o maior produtor de tabaco do Sul catarinense, com 3.365 toneladas colhidas em 1.669 hectares, envolvendo 579 famílias. Santa Catarina, por sua vez, é o segundo maior produtor do Brasil, respondendo por cerca de 20% da produção nacional.

Durante a participação, os agricultores ressaltaram pontos positivos e negativos da audiência, além das dificuldades enfrentadas na organização. Um dos principais avanços discutidos foi a possibilidade de o produtor escolher se quer vender o tabaco diretamente em sua propriedade ou levar até a empresa, sempre com mais transparência no processo de comercialização.

“Com a transferência da data para após a realização no Rio Grande do Sul, foi possível observar os problemas enfrentados lá e buscar soluções melhores para o nosso estado, como a decisão de vender em casa ou na empresa e a transparência na hora da venda na correia. Essas ideias foram levadas até Florianópolis”, destacou a fumicultora Josiane Orben Bagio Cardozo.

Propostas discutidas na audiência

Entre as mudanças apresentadas pelos fumicultores estão medidas para garantir mais clareza e segurança ao agricultor:

  • Disponibilização prévia de tabela de classificação ilustrada e em linguagem clara;
  • Garantia de preço mínimo baseado na tabela da Afubra;
  • Registro formal de peso, classificação e valor pago no ato da negociação;
  • Responsabilidade das empresas compradoras pelos custos de classificação na propriedade;
  • Transparência e acompanhamento presencial do produtor nas classificações feitas nas empresas, com possibilidade de recurso imediato e gratuito em caso de discordância.

Projetos aprovados na sessão

Na ordem do dia, os vereadores aprovaram importantes projetos de lei:

  • Projeto de Lei PE nº 0047/2025 – Parceria com a Academia Orleanense de Letras (Acol).
  • Projeto de Lei PE nº 0048/2025 – Parceria com a Associação Escolinha Craques do Amanhã.
  • Projeto de Lei Complementar Legislativo nº 0003/2025 – Alteração no Código de Posturas do Município, de autoria do vereador Murilo Oliveira Hoffmann.

Também foi aprovado o Requerimento nº 0026/2025, de autoria do vereador Osvaldo Cruzetta, que incluiu na pauta o projeto autorizando parceria com o Criciúma Kart Club para a realização da 1ª Copa da Coroa de Kart em Orleans.

Indicações apresentadas

Os vereadores também apresentaram indicações voltadas à infraestrutura, mobilidade, esporte e segurança da população:

  • Murilo Oliveira Hoffmann – Criação de projeto de lei para implantação do Sandbox Regulatório em Orleans.
  • Pedro João Orben – Colocação de uma lombada na Rua Ladi Felisbino, no Bairro Rio Belo.
  • Genaina Coan – Disponibilização de ônibus gratuito para a Festa no Parque Princesa Isabel.
  • Murilo Hoffmann, Joel Cavanholi e Genaina Coan – Instalação de câmeras de vigilância nos postos de saúde.
  • Marlise Maria Salvador Zomer – Aquisição de almofadas de proteção para o Ginásio Homero de Miranda Gomes.
  • Marlise Maria Salvador Zomer – Pintura e colocação de placa de ponto de ônibus escolar na Barra do Rio Novo.
  • Joel Cavanholi – Proposta de homenagem ao Bombeiro Comunitário Alexsandro Fernandes, promovido em 2025 ao 10º Grau BC Pleno Classe 1, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados como voluntário.

Câmara Municipal de Orleans/SC

Gostou da notícia então compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Noticias em destaque