A noite do dia 2 de dezembro de 2024 foi muito especial para a direção da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) e seus associados/consumidores. Ela recebeu, pela primeira vez, a Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina – categoria Organizações Sem Fins Lucrativos, em sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, instituído pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, tem por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas, empresas públicas e organizações sem fins lucrativos com atuação em território catarinense que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão.
Este ano foi realizada a 13ª edição da premiação e 69 empresas/organizações receberam a certificação. Já o Troféu Destaque SC teve 21 finalistas, selecionados entre as certificadas que apresentaram os melhores balanços sociais de 2023 e obtiveram os melhores índices na avaliação da comissão.
Para o deputado Padre Pedro Baldissera, que presidiu a sessão especial no dia 2, a responsabilidade social se desdobra em responsabilidade socioambiental e foca o ser humano. “Falar em meio ambiente é falar em pessoas. Não existe meio ambiente sem nós, seres humanos. Somos todos um único e vivemos num planeta que infelizmente está doente. Precisamos cuidar mais dele e cuidar deles é cuidar de nós”, ressaltou durante a sessão.
O presidente da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), Francisco Niehues Neto, o Chico, ao falar da certificação enfatiza que trata-se de uma confirmação dos investimentos que a Cooperativa vem fazendo ao longo dos anos por meio de ações voltadas ao bem-estar da comunidade.
“A Cegero atua em várias frentes, com várias ações de qualidade, visando o desenvolvimento saudável das pessoas e do meio ambiente em geral. Estamos plantando boas sementes para que o impacto seja o mais positivo nas e para as futuras gerações e o nosso planeta. Foi mais um momento especial para nós da Cegero. Todos os envolvidos estão de parabéns. Mais uma vez é a confirmação de que estamos no caminho certo, com boas práticas, comprometimento, seriedade e eficiência”, ressalta o presidente.