A entrevista foi concedida com exclusividade ao jornalista Heber Vieira, da Rádio Guarujá de Orleans/SC. Ex-presidente do NOVO em Orleans e ex-candidato a prefeito, Joel Niero confirmou sua desfiliação da legenda para atuar na pré-campanha do médico Dr. Irani Alberton (PP), pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026.
Ao Jornal da Guarujá, Niero explicou que a decisão não foi motivada por divergências com o Partido NOVO, mas pela impossibilidade de apoiar oficialmente um pré-candidato de outra sigla sem infringir as normas internas da legenda. Segundo ele, o convite para participar da construção da pré-campanha partiu do próprio Dr. Irani Alberton, que é seu sobrinho.
“Meu sobrinho, o doutor Irani, colocou seu nome como pré-candidato a deputado estadual. É uma pessoa do bem, honesta, correta e muito trabalhadora. Quando ele me pediu apoio aqui em Orleans, eu me vi diante de uma situação delicada. Como eu ainda estava filiado ao Partido NOVO, não poderia pedir votos ou trabalhar por um candidato de outra sigla.”
De acordo com Joel, antes de formalizar a saída, ele procurou a direção partidária para expor a situação e tentar encontrar uma alternativa que permitisse sua permanência na sigla. No entanto, foi informado de que o apoio a um candidato de outro partido poderia resultar até mesmo em expulsão.
“Fui na diretoria, conversei com eles, expliquei toda a situação. Eu não queria sair do partido. Mas me disseram que, se eu fosse pego trabalhando para outro partido, poderia ser expulso. Então não me restou outra alternativa senão fazer minha carta de desfiliação.”
Segundo ele, o desligamento ocorreu em 20 de maio. Apesar disso, Joel optou por não divulgar imediatamente a decisão, por respeito aos apoiadores que estiveram ao seu lado durante a campanha eleitoral de 2024 e que acreditaram no projeto político apresentado pelo NOVO em Orleans.
“Muita gente abraçou não só o Partido NOVO, mas também o Joel, acreditando nessa proposta de mudança. Por isso eu fiquei um pouco quieto e não divulguei imediatamente essa minha saída.”
Ligação de Gilson Marques
Durante a entrevista, Joel revelou que sua saída repercutiu entre lideranças estaduais do partido. Ele contou ter recebido uma ligação do deputado federal Gilson Marques, que tentou convencê-lo a permanecer na legenda.
Apesar do convite, Joel afirmou que a situação era incompatível com os planos assumidos junto à pré-campanha do sobrinho.
“O Gilson me ligou. É um cara que eu admiro muito, uma pessoa muito honesta. Ele pediu para eu voltar, mas entendeu a situação. O Partido NOVO realmente segue seus princípios e seu estatuto.”
Avaliação da administração municipal
Questionado sobre o cenário político de Orleans, Joel fez uma avaliação positiva da gestão do prefeito Fernando Cruzetta. Embora tenha sido adversário político na última eleição municipal, afirmou que o município vive um momento de crescimento e destacou obras da atual administração.
Segundo o ex-candidato, a gestão conseguiu imprimir um perfil diferente ao município, especialmente na área de infraestrutura.
“Hoje, em dois anos de mandato, pelo que estou vendo, o Fernando está indo muito bem. Claro que sempre vai ter gente reclamando, isso faz parte da política. Mas eu vejo grandes obras acontecendo, levando asfalto para o interior, que é muito importante. A cidade está bonita e vivendo um aspecto mais alegre.”
Ao comparar com a gestão anterior, Joel destacou estilos diferentes de administração, sem fazer críticas diretas ao ex-prefeito Jorge Koch.
“O Jorge tinha o estilo dele de administração. O Fernando é mais comunicativo, mais diplomático. Eu gosto dele, converso com ele de vez em quando. Algumas coisas eu não concordo, mas é a administração dele. Eu torço para que Orleans vá para frente e continue crescendo.”
Mesmo fora do NOVO, Joel não descartou uma futura candidatura, mas afirmou que sua prioridade é o desenvolvimento do município.
“Não posso dizer que dessa água não beberei. Posso ser candidato no futuro, sim. Mas, a princípio, torço para que o Fernando se dê bem e que Orleans vá para frente.”
Ele também ressaltou que sua saída não representa rompimento com os ideais do Partido NOVO e demonstrou confiança no surgimento de novas lideranças no município.
“Acreditem no projeto do NOVO. Talvez não seja o Joel no futuro, mas vai ter outra pessoa. O partido vai continuar aí e eu ainda acredito numa mudança para Orleans, para Santa Catarina e para o Brasil.”
Eleição estadual
Ao falar sobre a disputa pelo Governo de Santa Catarina, Joel afirmou que pretende apoiar a reeleição do governador Jorginho Mello (PL), mesmo atuando na pré-campanha de Dr. Irani Alberton (PP), partido alinhado ao projeto do pré-candidato João Rodrigues (PSD).
“O João Rodrigues é um ótimo locutor, tem boa dicção, mas eu não gosto do trabalho dele. Nem como prefeito de Chapecó”, declarou.
Joel afirmou que vê mais resultados na atual gestão estadual e destacou também o prefeito de Joinville, Adriano Silva (NOVO), como nome de destaque na política catarinense.
“Eu acho que o Jorginho Mello tem mostrado um bom trabalho. E o Adriano Silva foi um excelente prefeito de Joinville. Se o João foi um bom prefeito de Chapecó, o Adriano foi um ótimo prefeito da maior cidade do Estado. Então, hoje, meu posicionamento é pela continuidade.”
Ao encerrar a entrevista, Joel voltou a defender maior participação da sociedade na política e criticou a formação de carreiras exclusivamente políticas.
“O Joel não é político. O Joel está político. Eu entrei na política para tentar ajudar a melhorar a política e despertar as pessoas para a importância de escolher bem seus representantes.”








































