Ultimas noticias:

MORRE O PROFESSOR ORLEANENSE OSVALDO DELLA GIUSTINA.

DESCANSE EM PAZ PROFESSOR: Osvaldo Della Giustina.

Faleceu nesta sexta-feira, dia 28/02/25, em Brasília, Osvaldo Della Giustina, aos 88 anos de idade. Ele era natural de Orleans e conhecido por ser o fundador da então Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESSC), que anos depois viria a se tornar a Unisul.

Educador, escritor e político, enfrentava problemas pulmonares há alguns meses. O rito de despedida ocorrerá neste sábado, dia 1º, às 14 horas, também na Capital Federal, onde será cremado.

A Prefeitura de Tubarão, por meio do gabinete do prefeito Estêner Soratto e do vice-prefeito Denis Matiola, manifestou profundo pesar pelo falecimento. A Unisul emitiu uma nota. Confira:

A Unisul manifesta, com profundo pesar, o falecimento de seu fundador, Osvaldo Della Giustina. Figura essencial para a educação catarinense e brasileira, Della Giustina foi um visionário que compreendeu a necessidade de descentralização do ensino superior, expandindo oportunidades de formação acadêmica para o Sul do Estado, quando fundou em 1964 a Universidade do Sul de Santa Catarina.

Sua dedicação à educação, ao jornalismo e à vida pública fez dele uma referência. O legado de Osvaldo Della Giustina transcende os muros da Unisul e se perpetua nas trajetórias de milhares de profissionais formados por esta e outras instituições que ele ajudou a erguer. Seu compromisso com a educação transformou vidas, moldou comunidades e inspirou inúmeras gerações a seguir pelo caminho do conhecimento e da responsabilidade social.

A Unisul se solidariza com os familiares e amigos de Osvaldo Della Giustina neste momento de dor, reafirmando seu compromisso em honrar sua história e dar continuidade ao seu sonho de uma educação acessível e transformadora.

Osvaldo Della Giustina

Segundo o arquivo da Memória Política da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Osvaldo Della Giustina nasceu em 21 de julho de 1936, em Orleans/SC. Filho de Gregório Della Giustina e de Elisabete Della Giustina. Casou com Aurora Crocetta Della Giustina, com quem teve filhos.

Osvaldo concluiu o bacharelado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Viamão/RS, em 1959, licenciou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), no ano de 1960, onde também cursou Jornalismo. Realizou Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Escola Superior de Guerra (ESG) e em Recursos Humanos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Durante a formação superior, presidiu a União Estadual dos Estudantes (UEE) do Rio Grande do Sul e integrou o conselho da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Lecionou nas áreas de Sociologia, Educação e História em colégios de ensino secundário de Porto Alegre/RS e Tubarão/SC.

Foi professor universitário nos cursos de Filosofia, Sociologia e História do Pensamento Econômico da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), instituição que fundou e dirigiu no ano de 1964, na época nomeada Faculdade de Ciências Econômicas.

Implantou e dirigiu outras fundações: Fundação Universidade do Tocantins (Unitins); Fundação Catarinense do Trabalho (Fucat) e Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Atuou no jornalismo, foi Diretor do Jornal Correio Sulino e da Rádio Tuba.

Em 1962, concorreu à vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, pelo Partido Democrata Cristão (PDC), com 1.604 votos, ficou na posição de Suplente e foi convocado para a 5ª Legislatura (1963-1967).

Nas eleições de 1986, concorreu ao cargo de senador por Santa Catarina para a 48ª Legislatura (1987-1991), pelo Partido da Frente Liberal (PFL), recebeu 109.598 votos e não se elegeu.

Entre as funções públicas exercidas em Santa Catarina destacam-se a de Secretário de Estado do Bem Estar Social e membro do Conselho Estadual de Educação.

No Estado de Tocantins, exerceu o cargo de secretário de Estado para Reforma do Ensino Superior e Secretário Chefe de Gabinete do Governador do Estado.

Em Brasília/DF, foi secretário Adjunto de Imprensa da Presidência da República, chefe de Gabinete do Ministério da Educação, do Conselho Federal da Educação e do Ministério do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal. Também esteve na pasta da Secretaria do Planejamento do Ministério do Trabalho.

Depois de se aposentar como professor, dedicou-se à consultoria para universidades e às palestras no Brasil e no exterior. Publicou 15 livros e é membro da Academia Catarinense de Letras desde 1984, ocupante da cadeira número 34.

Gostou da notícia então compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Noticias em destaque