A Defesa Civil fez uma descoberta angustiante nesta terça-feira 05/09/23, ao encontrar 15 corpos em Muçum, elevando o número total de mortes para 21 no estado do Rio Grande do Sul. A causa dessa tragédia foi o aumento vertiginoso do nível do Rio Taquari, que subiu mais de 23 metros de altura, resultando na perda de vidas e na angustiante situação de mais de 50 pessoas presas em seus telhados, aguardando desesperadamente por socorro na pequena cidade de Muçum, RS.
O prefeito Mateus Giovanoni compartilhou sua preocupação em uma entrevista, descrevendo a situação como verdadeiramente dramática. Ele enfatizou que a última vez que a cidade enfrentou momentos tão devastadores foi em 2020.
Neste momento crítico, o prefeito já fez um apelo ao governo estadual em busca de auxílio urgente, incluindo a solicitação de um helicóptero para o resgate das vítimas ilhadas. Além disso, Giovanoni lamentou o fato de que aproximadamente 80% da cidade de Muçum se encontra submersa sob as águas do Rio Taquari.